Vivemos em um mundo altamente tecnologizado no qual as informações saltam aos nossos olhos de diversas formas e com diversas intenções. A publicidade infantil é uma delas e como sabemos seu objetivo é conquistar a atenção dos pequenos e desperta-lhes o desejo de consumo de produtos, muitas vezes, desnecessários. Para isso, os marqueteiros de plantão se utilizam de várias estratégias tais como músicas, cores, personagens famosos, entre outros.
Para mais informações acesseTexto da BBC
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O que devemos fazer para diminuir os impactos da publicidade infantil? De quem é a responsabilidade? Quais as consequências para as nossas vidas e para o planeta?
Professora Alcione Costa

Em tempos de consumo e descartabilidade, as crianças são as que mais sofrem com os apelos comerciais que fabricam necessidades e impulsionam preferências. O enfrentamento desses apelos é uma trajetória transversal que aborda os mais diferentes aspectos.
ResponderExcluirNo Brasil ,e em todo mundo deveria existir um lei apropriada pra este uso improprio das publicidades ,muitas lojas e marcas usam ,personagens de desenhos animado ,atores famosos ,e até dão brindes para quem comprar. As crianças não ligam para o que vão comer ,mais sim para o que vão ganhar com a compra do alimento. A responsabilidade é dos donos das lojas , que procuram vender o alimento dando entroca brindes.
ResponderExcluirPode até virar um consumo improprio para as crianças ,pode até vim a ficar a cima do peso .
Foi como o texto acima fala, que vivemos em um mundo tecnologizado, não temos muito o que fazer com esse assunto, o minimo é cada seu filho o que pai ou responsável pelo seu filho explicar que nem tudo que ele vê, é...
ResponderExcluirNo Brasil não existe nenhuma lei que proíbe esse tipo de publicidade, o que se tem é uma concordância entre as empresas e os governos.E como não existe atualmente nenhum combate a esses tipos de publicidades, os tais responsáveis pelos seus filhos, devem moderar e conscientizá-los, para que no futuro não se tornem consumidores exagerados, e assim, se auto prejudicar, prejudicar aos seus familiares, a sociedade e também até ao meio ambiente.
ResponderExcluirSim,estamos em um mundo onde a tecnologia influencia muito no desempenho da população,mas por outro lado ela esta assumindo o controle,o que não devia esta acontecendo uma propaganda ajuda muitas pessoas como por exemplo a você comprar um celular, uma cama uma casa e etc.Mas tem pessoas que querem abusa disso acho que uma propaganda teve atrair o consumido e não atacar como estão fazendo com as crianças de hoje desde que você colocar por exemplo uma boneca grande pra vender uma barbie isso não e pedi pra uma maẽ comprar o brinquedo,está obrigando ela comprar,tem exatos exemplos que eu não concordo
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ResponderExcluirEm tempos de hj tem muitas propagandas que fazem as criancas quererem , uma bolsa sò pq tem aquele personagem de desenhos animados ,mais na minha opinião eu acho que era pra existir uma lei que proibisse essas propagandas com pessoas famosas e personagem de desenhos animados.
ResponderExcluirDeveria ter uma lei contra essas propagandas. Isso vai virando um vicio para muitas crianças , e no futuro eles vão ser uns consumidores exagerados , e isso pode no futuro levar a muitas pessoas a se endividar !
ResponderExcluirAs propagandas de alto consumo deveriam ser diminuídas pois incentivam as crianças a ficarem obesas e a gastarem muito dinheiro.
ExcluirJustamente isso professora vivemos em tempos diferentes,onde tudo gira em torno de dinheiro,vemos que todos os donos de empresas fazem de tudo para vender,ter lucro,e bem nos negócios mas,tudo isso têm um lado muito ruim crianças são levadas para esse lado diferente e muitas da vezes causando prejuízos aos seus pais porque nem todas as famílias tem condições de fazer muito por filhos.
ResponderExcluirEsse fato não atingir só as crianças não mais todos seus familiares,amigos,entre outros mas a maior vítima disso tudo é a natureza que,sofre ao ser tirado dela, e sofre quando tudo que foi tirado dela volta mas,transformados em lixos
Devemos ter um ponto de limite necessário para nossos exageros de produtos consumidos a partir de propagandas enganosas capazes de nos levar a um endividamento maior que o consumo. O maior alvo de tudo isso são as crianças; todas as propagandas relacionadas a crianças são consideradas abusivas pois os maiores consumidores são crianças e pelas leis que determinam são os mais prejudicados por que são atraídos através de publicidades relacionadas a desenhos animados.
ResponderExcluirMuitas crianças no Brasil gostão de desenhos animados, mas com estes desenhos vem os comerciais que so falão em produtos sobre este desenho, são abusivos pos, eles trasem dezejo as crianças para ter este produto
ResponderExcluirAs empreza eque ganhão com isto trasendo um personagem que uma criança gosta fazendo propaganda, com ele a criança enloquese para compra-lo.
Os pais eque devem ficar de olho no que os seus filhos estão vendo.
Não a leis no Brasil que proibão estes comerciais, a arcordos com o governo...
Hojé em dia todas as crianças são de referencia para as propagandas.
ResponderExcluirElas tentao atingir no ponto mais fraco das crianças principalmente nos desenhos prediletos delas.
Por isso os pais devem ter um limite de tempo da criança ficar na frente da televisão e do canal que elas estão assistindo.
Hoje em dia crianças são expostas as mais diversas formas de publicidade. Por uma lado, esta divulgação exagerada de produtos é maléfica para a criança que pode ser influenciada tão facilmente. É só olhar para o que ela está vestindo, comendo, lendo, brincando, para entender o que propagandas infantis bem elaboradas resultam.
ResponderExcluirIsso já contribui para aumentar o desejo da criança de consumir, não qualquer coisa mas aquilo que é conhecido e que chama atenção, e fim de tudo isso é o lixo pois sempre vão existir novos "personagens" por exemplo para fazer com que essa criança consuma algo novo, gerando nela essa insatisfação com o produto que comprou.
Quanto mais atraente for a mercadoria, mais a criança se sentirá estimulada a comprar, logo nessa fase em que não tem capacidade de perceber a estratégia de quem vende.
Em alguns países há um controle da publicidade para crianças, cada um com seu nível de tolerância. No entanto não é o suficiente, pais e responsáveis devem criar um diálogo com seus filhos, assim, estabelecem limites para a satisfação de suas necessidades econômicas.
Concordo com flavia temos que a cima de tudo por limiter nas coisas.Não deichamos ser levado pelas vontade quer nos der e ainda mais as crianças que gostão de assistir tv e são enfluênciandas pela propagandas e não fazer nem todas as vontade da criança e isso tambem ajuda na educação .
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBom em primeiro lugar eu não acho necessario tantos comerciais infantis , mas também não sou contra a publicidade infantil . Porem os responsaves pelas crianças são os que mais tem que tomar cuidado com o que eles influenciam as crianças , passar comerciais na tv não quer dizer que os pais tem que compra toda vez que a criança quezer , isso acaba dando maus costumes a elas , e propondo no futuro um acumolador . Então é isso quem deve influenciar as crianças são seus responsaves .
ResponderExcluirEm tempos modernos com tecnologias avançadas, eu observo o seguinte: o nùmero de propagandas infantis tem aumentado muito, e agora vem a pergunta que muitas pessoas se fazem "o que fazer para que nossos filhos nâo sejam influenciados pela tv a querer tudo o que vê?" Entâo aqui eu quero deixar a minha dica para você que è pai ou mâe: não se sintam mal ao ver seu filho lhe pedir algo que você nâo pode dar ou atè mesmo algo desnecessario, pois ele(a) como criança tem que entender que nem tudo que se vê, se comra sò porque è bonito aos nossos olhos. Entâo o certo 'è o pai ou a mâe dizer nâo sempre que for necessario para que ele entenda e um dia quando ele crescer ele venha entender o porque daquele nâo que ele recebeu dos seus pais e assim seguindo de boa vontade ensinar aos seus filhos o ue aprendeu com seus pais e humildemente agradeceê-os por tudo que ensinou.
ResponderExcluirEu nâo concordo com essa lei que quer proibir as propagandas infantis atè porque os emprsarios nâo vâo querer deixar de fazer suas propagandas e ganhar dinheiro simplesmente porque uma criança vai ficar querendo aquele objeto e os pais não sabem dizer um nâo ao filho porque puxa vida uma hora aquele pai ou aquela mâe vai precisar em um momento necessario".Então è tudo isso que eu tenho a dizer sobre esse assunto muito interessante por sinal.
Arrazou!!! Muito bom seu comentário Valquíria, achei os argumentos muito legais ;)
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