Produzir um texto não é nada fácil. Você pode pensar que é só colocar meras palavras num papel e tá tudo ótimo, mas não é bem assim. Criar um texto exige em primeiro lugar coerência e coesão. Você sabe o significado dessas palavras ? Se não sabe então vamos ver abaixo:
Coerência: Estamos nos referindo a sequência lógica. Um texto coerente precisa transmitir uma informação, suas partes tem que se relacionar entre si, não pode haver ideias que se contradizem e que não fazem o menor sentido.
Coesão: Estamos nos referindo aos elementos estruturais que compõem o texto que são pronomes, conjunções, advérbios entre outros.
Outros elementos importantes são:
O tema geral: É o assunto a ser tratado no texto. Tudo o que for dito vai girar em torno desse tema. É muito comum aqui no blog vermos comentários que fogem do assunto discutido, então prestem muita atenção quando forem falar sobre algo baseado num tema. É bom produzimos textos com temas conhecidos. Ex: "O uso de celular em sala de aula".
A estrutura do texto: Vai depender do seu estilo. Nas escolas é muito trabalhado o Texto Argumentativo. Vamos analisar:
Introdução: A introdução é onde falamos sobre a nossa posição diante do assunto (uma dica minha para vocês é para não expor de cara sua posição, mas deixar que o leitor identifique-a no decorrer de uma boa leitura).
Argumentos: Essa é a parte mais importante do texto, porque é aí que reforçamos a nossa opinião. Os argumentos devem ser fortes, claros, verdadeiros e que quebrem todos os contra-argumentos. É importante dispensar o uso de termos como "eu acho", "eu penso" que indicam insegurança em relação a sua posição.
Conclusão: Geralmente nessa parte é apresentada uma "solução para o problema discutido". Mas nem todos os textos são assim. Em alguns o autor reforça a sua opinião, em outras conclui tudo o que foi dito.
Espero que tenham gostado da postagem e ponham em prática. Quem quiser saber um pouco mais é só ler as páginas 216 e 217 do nosso livro de Português.
Outros elementos importantes são:
O tema geral: É o assunto a ser tratado no texto. Tudo o que for dito vai girar em torno desse tema. É muito comum aqui no blog vermos comentários que fogem do assunto discutido, então prestem muita atenção quando forem falar sobre algo baseado num tema. É bom produzimos textos com temas conhecidos. Ex: "O uso de celular em sala de aula".
A estrutura do texto: Vai depender do seu estilo. Nas escolas é muito trabalhado o Texto Argumentativo. Vamos analisar:
Introdução: A introdução é onde falamos sobre a nossa posição diante do assunto (uma dica minha para vocês é para não expor de cara sua posição, mas deixar que o leitor identifique-a no decorrer de uma boa leitura).
Argumentos: Essa é a parte mais importante do texto, porque é aí que reforçamos a nossa opinião. Os argumentos devem ser fortes, claros, verdadeiros e que quebrem todos os contra-argumentos. É importante dispensar o uso de termos como "eu acho", "eu penso" que indicam insegurança em relação a sua posição.
Conclusão: Geralmente nessa parte é apresentada uma "solução para o problema discutido". Mas nem todos os textos são assim. Em alguns o autor reforça a sua opinião, em outras conclui tudo o que foi dito.
Espero que tenham gostado da postagem e ponham em prática. Quem quiser saber um pouco mais é só ler as páginas 216 e 217 do nosso livro de Português.
Produção de texto é uma das coisas que mas mim enrolo na hora de produzi-lo, pois eu ainda não sei como organizar os períodos, as pontuações nem mim fale é um horror.
ResponderExcluirQuanto mas eu tento não errar ai é que eu erro bonito,é preciso ter muita paciência ,e isso é uma palavra que não existe no dicionário.
Mas ainda tem muito pouco tempo e muitas coisas pra aprender,mas vamos consegui se Deus que cada um vai sai vitoriosos e ,vamos passa na raça pra mostramos a todos que somos capaz.
Pois é Carol! Não é todo mundo que sabe produzir um bom texto, cada um deles tem uma exigência diferente. Mas com muitas dicas e tentando continuamente fica fácil produzir. ;)
ExcluirVerdade, meninas, a produção textual parece ser uma pedra no sapato de muitos alunos e são vários os motivos que tenho escutado ao longo de minha experiência enquanto professora: escrever é difícil, eu sei fazer, eu não sei como começar o texto, entre outros. No entanto, tenho percebido que, no caso dos textos argumentativos, um dos maiores problemas é a falta de opinião. Quando não temos uma posição certa a respeito do assunto, realmente, é difícil produzir um texto coerente. Como exemplo, leiam esse trecho de um texto sobre a lei da palmada e vejam se o autor conseguiu expressar a opinião de maneira clara "eu não sou a favor dessa lei , mas também olhando pelo outro lado é bom para não causar coisas pior. Acho que só um castigo ou uma conversa pode resolver, e uma palmada pode ate resolver a situação...".
Excluir